O Instituto de Geociências da UnB iniciou suas atividades em 1965, com a criação do curso de graduação em Geologia. Graduou a primeira turma de 12 geólogos em 1968. Em 1970, o Instituto passou a ser um Departamento do Instituto de Ciências Exatas. Voltou a ser Instituto de Geociências em 1988. Em 1975, foi implantado o Mestrado em Geologia e em 1988, o Doutorado. Em 2008, teve início o Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas, composto pelas áreas de concentração Geoprocessamento e Análise Ambiental, Geofísica Aplicada e Hidrogeologia. Em 2009, com a adesão da UnB ao Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), surgiu a oportunidade de implementar antigo projeto do Instituto de Geociências: o curso de graduação em Geofísica. A primeira turma se formou em 2013, ano em que foram graduados 11 geofísicos. No mesmo ano de 2009 teve início o curso de graduação em Ciências Ambientais, curso noturno interdisciplinar que o Instituto de Geociências oferece em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Departamento de Economia e Centro de Desenvolvimento Sustentável. A primeira turma se graduou em 2013, com 3 formados.

Desde a sua criação, o Instituto de Geociências tem desenvolvido grande e continuado esforço no sentido de constituir um corpo docente altamente qualificado e experiente, com proporção crescente de doutores. Em 2014, o IG possui 50 docentes, todos doutores. Grande parte dos docentes possui parceria acadêmica com instituições do Brasil e do exterior e com empresas, com participação de estudantes em vários projetos de pesquisa.

Um pouco mais de história