Confira AQUI a homologação das inscrições do edital 003/2018 do Programa de Pós Graduação em Geologia.

A presente Chamada Pública para seleção de pesquisadores é vinculada ao projeto “Estudo Multidisciplinar do Estado Físico do Lago Paranoá: Topo-batimetria, Qualidade dos Sedimentos e Balanço Hídrico”. Trata-se de um projeto que visa prover a ADASA de conhecimento e instrumentalização necessária com vista à caracterização do balanço hídrico da Bacia do Paranoá e seus reflexos na gestão do lago homônimo, bem como compilar e analisar todos os dados existentes referentes à produção de sedimentos e ao processo de sedimentação e assoreamento do lago Paranoá

A gestão de lagos artificiais, de médio a grande porte, em grandes centros urbanos torna-se cada vez mais complexa frente aos múltiplos usos e às demandas crescentes. O assoreamento dos reservatórios se mostra um dos principais problemas, podendo estar associado com à casos de contaminação ambiental.Com a construção de Brasília, criou-se também o lago Paranoá, com a principal função de composição paisagística, lazer, melhoria do microclima na região e a geração de energia elétrica. Entretanto, atualmente, o Lago também é utilizado para diluição de efluentes sanitários tratados, recebimento de águas pluviais e, captação de água para abastecimento humano. Ainda, o Lago vem sendo submetido a constante processo de assoreamento.

Assim, desde a sua criação, as diferentes atividades antrópicas têm alterado as condições de sedimentação do lago, direta ou indiretamente, e consequentemente impactadado significativamente a dinâmica dos elementos no continuum "sedimento-água-organismo". Neste contexto, faz-se necessário o entendimento da dinâmica da bacia, não somente relacionado ao balanço hídrico (quantidade de água), mas também a compreensão dos componentes que influenciam a qualidade das águas. Deste modo, o desafio que se coloca é entender os processos hidrossedimentológicos existentes no lago Paranoá e como a dinâmica “uso e ocupação do solo” na bacia à montante influenciam este processo. A abordagem multidisciplinar que será utilizada fornecerá um novo modelo para auxiliar na definição de políticas públicas, subsidiando a ADASA no seu papel de gestora dos recursos hídricos do DF.

Neste contexto, este projeto objetiva compilar todos os dados existentes referentes à produção de sedimentos e ao processo de sedimentação e assoreamento do lago Paranoá, objetivando entender a dinâmica produção-deposição de sedimentos e suas consequências para a vida útil do lago.

O projeto está relacionado a algumas atividades que perpassam os três módulos que compõem o plano básico do convênio, onde algumas estão explicitas nas etapas do cronograma de trabalho, porém outras necessitam ser incluídas para garantir o sucesso do projeto. Assim paralelo as etapas dos módulos II, os quais serão descritos mais a frente, faz-se necessário tratar da parte referente a organização e construção do banco de dados espacial.

As atividades vinculadas ao modulo II abordarão técnicas modernas para obtenção de dados de elevada resolução e acurácia, que possam se tornar referência para monitoramento contínuo do lago. Em particular, este plano de trabalho busca determinar o balanço determinar a geometria do assoreamento e a caracterização e monitoramento da disponibilidade biogeoquímica dos sedimentos. Nestas etapas o bolsista vai participar a campanha de campo, amostragem, preparação das amostras e analises químicas. O bolsista vai também participar a tratamentos dos dados num modelo digital do reservatório de alta resolução e da elaboração de relatório.

As etapas deste modulo representam o núcleo das atividades deste plano de pesquisa e ocorrerão simultaneamente a execução do Modulo II. Estas etapas visam compilar os dados e realizar análises sedimentológicas e de qualidade dos sedimentos. Para tanto serão executados os seguintes passos:

  1. Desenvolver e implantar processos metodológico para preparar o materiais (tubos, filtros ...) e realizar as coletas amostragem no campo;
  2. Desenvolver e implantar processos metodológico analítico nos laboratórios par a determinação da composição geoquímica (absorção atômica, ICP-OES, cromatografia iônica, analisador de carbono (Shimadzu), difratometria de raio-X);
  3. Determinar a qualidade dos sedimentos e águas.
  4. Pesquisar, definir, determinar as principais áreas assoreadas com a quantificação dos seus volumes;
  5. Coletar e analisar a qualidade dos sedimentos e das águas;
  6. Elaborar relatórios parciais e relatório final, cumprindo todas as etapas previstas no plano de trabalho elaborado, em consonância com a linha de pesquisa selecionada.

 

Clique aqui para acessar a chamada pública simplificada nº02/2018

 

==========================================================================================================

Clique aqui para acessar o edital

Clique aqui para acessar a homologação das inscrições para o processo seletivo para Pós-Graduação em Geociências Aplicadas - Editais nº 001/2018

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geologia retifica o Edital, referente ao processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado Strito Sensu para o Segundo Período Letivo de 2018.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (PPGGAG) retifica o Edital, referente ao processo seletivo de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado Strito Sensu para o Segundo Período Letivo de 2018.