A Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, sua origem, formação, estrutura, composição e transformações no decorrer do tempo.

Dentre as principais aplicações práticas da Geologia destacam-se: exploração mineral, busca de campos de óleo e gás, estudo das águas subterrâneas, aspectos de meio físico em pesquisas ambientais, geotecnologias, dentre várias outras.

Sobre o Curso

O curso de Geologia da Universidade de Brasília teve início em 1965, como parte do então Instituto de Geociências. Este curso de graduação foi planejado com o objetivo de formar os profissionais indispensáveis para o mapeamento geológico básico e para atuar na exploração mineral do País. O curso foi, ao longo dos anos, incorporando as melhorias de infraestrutura e de pessoal decorrentes do avanço da pesquisa e da pós-graduação no e se adaptando às inovações e novas necessidades da sociedade brasileira e mundial. Como consequência, novas áreas e disciplinas foram incorporadas. O curso conta com 100% de docentes doutores e é avaliado com nota máxima pelo MEC (5) e pelo Guia do Estudante (5 estrelas).

O curso de graduação em Geologia é de responsabilidade do Instituto de Geociências, unidade acadêmica da Universidade de Brasília que tem sua sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, Brasília (DF). O Instituto de Geociências (IG) possui instalações no Instituto Central de Ciências (ICC) e nos prédios do Observatório Sismológico e do Laboratório de Geocronologia, todas no campus Darcy Ribeiro. O curso utiliza as instalações do Instituto de Geociências e de outras unidades acadêmicas da UnB, além de espaços comuns da Universidade de Brasília.

Atualmente, os estudantes do curso de Geologia têm oportunidade de interagir com os demais cursos de Graduação e de pós-graduação ofertados pelo Instituto de Geociências e por outras unidades acadêmicas da UnB, por meio de disciplinas obrigatórias, optativas e de Módulo Livre, participação em atividades laboratoriais, atuação em projetos de pesquisa de docentes, participação em trabalhos de campo, e estágios nos diversos laboratórios, no Museu de Geociências e no Observatório Sismológico. Os estudantes também realizam estágios em empresas públicas e privadas, no DF e em outros estados, participam de intercâmbios nacionais e internacionais e de atividades de extensão, com destaque para as atividades do Museu de Geociências e do Observatório Sismológico.

Currículo

A graduação em Geologia na UnB pode ser concluída em um tempo médio de 10 semestres, ou no máximo, em 16 semestres. Carga horária do curso 3960 horas, sendo 3240 horas em disciplinas obrigatórias, 360 horas em disciplinas optativas e até 360 horas em disciplinas de Módulo Livre. Em 2014, o IG iniciou ampla discussão curricular, que teve incentivo extra após a publicação recente das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Geologia. O novo currículo foi aprovado pela Câmara de Ensino de Graduação em 21/06/2016.

Para a integralização do curso o estudante deve cursar 790 horas de atividades de campo.

Projeto Pedagógico aprovado em 21/06/2016

Grade Curricular do Curso de Geologia 2012 - UnB

Grade Curricular do Curso de Geologia 2016 – UnB

Regulamento do curso de Graduação em Geologia

Resolução 01/2015 - Estabelece normas para a realização de estágio obrigatório e não obrigatório no curso de graduação em Geologia

Resolução 02/2015 - Regulamenta o Trabalho Final do Curso de graduação em Geologia

Resolução 01/2013 - Normatiza a Atividades Complementares do Instituto de Geociências

Diretrizes para realização de Trabalhos de Campo

Perspectivas curriculares

Atualmente o curso de Geologia discute no âmbito do seu Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante, a adequação para que 10% de sua carga horária seja cursada em atividades de extensão universitária, onde os estudantes terão a oportunidade de produzir material para que a comunidade externa possa ampliar seus conhecimentos em Geologia e em áreas afins.

Campo

Laboratório