Perguntas

O que é pós-graduação?

É uma formação acadêmica e profissional que compreende programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos(as) diplomados(as) em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. São programas oferecidos para pessoas que concluíram curso de graduação.

Pós-graduação Stricto Sensu?

Compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos(as) diplomados(as) em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ao final do curso, o(a) aluno(a) obterá o diploma.

Qual o objetivo do Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica?

Formar mestres e doutores com alta capacitação profissional, em uma das três áreas de concentração do programa, capazes de unir e produzir conhecimentos multidisciplinares em geociências para a solução de problemas brasileiros que sejam cientificamente relevantes, desenvolvendo pesquisa independente e original.

Qual o tempo mínimo e máximo para completar os Cursos de Mestrado e doutorado?

Não pode ser inferior a 12 meses e superior a 24 meses para o Mestrado, nem inferior a 24 meses e superior a 48 meses para o Doutorado, já incluindo o tempo para a a elaboração e a defesa da Dissertação de Mestrado ou da elaboração e defesa da Tese de Doutorado.

Como é a composição das Comissões/Bancas Examinadoras?

Banca do Exame de Qualificação ao Doutorado: O Professor orientador e mais 03 Professores;

Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado: O Professor orientador, 01 Professor vinculado ao Programa, 01 Professor não vinculado ao Programa e 01 Professor suplente;

Banca de Defesa de Tese de Doutorado: O Professor orientador, 01 Professor vinculado ao Programa, 01 Professor não vinculado ao Programa, 01 Professoar não vinculado à UnB e 01 Professor suplente;

Qual o procedimento para a implantação de Bolsa da CAPES?

Sendo aprovado no Processo de Seleção, você será contactado pela Coordenadora do Programa, assim que houverem bolsas disponibilizadas pela CAPES.

A Secretaria de Pós-graduação lhe enviará o "Formulário de Implementação de Bolsa CAPES" e o "Termo de Compromisso de Bolsa", que deverá ser preenchido e assinado pelo aluno e pela Coordenadora do Programa, na sequência enviado ao email da Secretaria de Pós-graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), juntamente com o "Comprovante de Residência", para a formalização do Processo SEI e envio ao DPG/UnB que implementará a bolsa.

Qual o procedimento para o Cancelamento de Bolsa da CAPES?

Envie um email para a Secretaria de Pós-graduação do IG e solicite o "Formulário de Cancelamento de Bolsa da CAPES", após o preenchimento, envie para a ciência e assinatura da Coordenadora do Programa, Profa. Mônica G. V. Huelsen. Após esse procedimento a Secretaria de Pós-graduação formalizará um Processo que seguirá para o DPG/UnB, onde o cancelamento será efetivado.